Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OFERTA QUE DE SI FAZIA A DEUS


[Neste 15 de outubro, louvo a memória da grande Teresa d'Ávila com esta tradução. Leia no idioma original aqui

 
Vossa sou, para Vós nasci,
Que mandais fazer de mim?

Soberana Majestade,
Eterna sabedoria,
Favor tão bom à alma minha,
Deus, alteza, um ser, bondade,
Vês a grande vilandade,
Que hoje os canta amor assim:
Que mandais fazer de mim?

Vossa sou, pois me criastes,
Vossa pois me redimistes,
Vossa pois por mim sofrestes
Vossa, pois me chamastes
Vossa porque me esperastes
Vossa, pois me achei ao fim.
Que mandais fazer de mim?

Que mandais, pois, bom Senhor,
Que faça tão vil criado?
Que ofício haveis dado
A este escravo pecador?
Vede-me aqui, doce Amor,
Amor doce, vede aqui.
Que mandais fazer de mim?

Vede aqui meu coração,
Eu o ponho em vossa palma,
Meu corpo, minha vida e alma,
As entranhas e a afeição;
Doce Esposo e redenção
Pois a Vós é que me vim.
Que mandais fazer de mim?

Dai-me morte, dai-me vida:
Dai saúde ou morbidade,
Honra ou mor desonra dai-me,
Dai-me guerra ou paz crescida,
Fraqueza ou força invencida,
Que a tudo digo que sim.
Que quereis fazer de mim?

Dai-me riqueza ou pobreza,
Dai consolo ou escarcéu,
Dai-me alegria ou tristeza,
Dai-me inferno, ou dai-me céu,
Vida doce, sol sem véu,
Pois a tudo dou meu sim.
Que mandais fazer de mim?

Se quereis, dai-me oração,
Se não, dai-me sequidade,
Se abundância ou devoção,
Se não esterilidade.
Soberana Majestade,
Só aqui há paz por fim.
Que mandais fazer de mim?

Dai-me, pois, sabedoria,
Ou por amor, ignorância,
Dai-me anos de abundância,
Ou de fome e carestia;
Dai-me treva ou claro dia
Envolvei-me aqui e ali.
Que mandais fazer de mim?

Se quereis me ver folgando,
Quero por amor folgar.
Se me mandais trabalhar,
Morrer quero trabalhando.
Dizei onde, como e quando,
Dizei, doce Amor, enfim:
Que mandais fazer de mim?

Dai-me Calvário ou Tabor,
Deserto ou terra copiosa,
Seja Jó em grande dor,
João que ao peito repousa,
Seja vinha frutuosa
Ou estéril, se cumpre assim.
Que mandais fazer de mim?

Seja José em algemas
Ou do Egito adiantado,
Ou Davi sofrendo penas,
Ou já Davi exaltado,
Seja Jonas alagado,
Ou livre do seu confim,
Que mandais fazer de mim?

Seja calando ou falando,
Haja fruto ou não o haja,
Mostre-me a Lei minha chaga,
Goze de Evangelho brando;
Seja penando ou gozando,
Só me habita Eloim.
Que mandais fazer de mim?


Vossa sou, para Vós nasci,
Que mandais fazer de mim?


Nenhum comentário: